Psicologia Cognitiva Sternberg Pdf 105
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O relacionamento conjugal vem recebendo grande atenção da psicologia nas últimas décadas. Os estudos publicados englobam desde teorias e modelos sobre a satisfação conjugal e teorias do amor (Falcke, Diehl & Wagner, 2002; Lee, 1976; Rubin, 1970), até investigações empíricas que associam o amor a variáveis como história familiar (Donnellan, Larsen-Rife & Conger, 2005) e bem-estar subjetivo (Kim & Hatfield, 2004). O presente estudo pretende contribuir para a compreensão da satisfação conjugal em casais a partir da percepção relacionamento amoroso e de características de personalidade. Para tanto, será realizada uma breve apresentação sobre a Teoria Triangular do Amor de Sternberg (1986), a satisfação conjugal e o modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF) da personalidade.
Participaram deste estudo 198 universitários de diferentes áreas do conhecimento (psicologia, engenharia, jornalismo, ciências sociais, relações públicas, economia, serviço social e administração) que estavam vivenciando alguma relação amorosa. Destes, seis foram excluídos da amostra por não terem classificado seus relacionamentos em Ficantes, Namoro/Noivado ou Casamento. Assim, totalizou 192 participantes, dos quais 72 (37,3%) viviam no estado de Alagoas e 121 (62,7%) no Rio Grande do Sul. A amostra foi separada de acordo com o tipo de relacionamento a fim de investigar possíveis diferenças. A Tabela 1 descreve o sexo, a idade e o tempo de relacionamento dos participantes.
Bruna Gomes Mônego é psicóloga graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestranda em Psicologia e especializanda em Neuropsicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha, principalmente, com avaliação psicológica, terapia cognitivo-comportamental e construção e validação de instrumentos psicológicos.
Maycoln Leoni Martins Teodoro é psicólogo graduado e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha) com estágio pós-doutoral na UFRGS. Atualmente é professor adjunto na Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. Trabalha, principalmente, com relações familiares, problemas emocionais e de comportamento, vulnerabilidade cognitiva para a depressão, pesquisa em terapia cognitivo-comportamental e construção e validação de instrumentos psicológicos.
Resumen: La adolescencia es una etapa crítica de crecimiento y desarrollo en el ciclo de vida de un individuo. Debido a la importancia del éxito en el desarrollo durante esta etapa, con implicaciones del desarrollo adulto y la salud mental positiva, el presente estudio tiene como objetivo examinar los roles predictores de la flexibilidad cognitiva y la autoeficacia en el bienestar mental de los adolescentes turcos. Además, dado que se considera que la asociación entre la flexibilidad cognitiva y la autoeficacia tiene efectos cruciales en el bienestar mental de los adolescentes, se suponía que la autoeficacia académica, social y emocional podría mediar la relación entre la flexibilidad cognitiva y el bienestar mental. . Los participantes de la investigación están compuestos por 192 mujeres (49 %) y 200 hombres (51 %), Un total de 392 estudiantes de secundaria que asistían a cuatro escuelas secundarias diferentes se inscribieron en los grados 9-12, en una ciudad de Turquía. El Inventario de Flexibilidad Cognitiva, la Escala de Autoeficacia para Niños y la Escala de Bienestar Mental Warwick-Edinburgh se aplicaron en la recolección de datos. Los resultados mostraron que la flexibilidad cognitiva se correlacionó positivamente con las subdimensiones de autoeficacia y bienestar mental. Además, las subdimensiones de autoeficacia se correlacionan positivamente con el bienestar mental. Los resultados del modelo mediacional indicaron que la autoeficacia académica, social y emocional sirvió para mediar la relación entre la flexibilidad cognitiva y el bienestar mental. Los resultados de la investigación se discutieron a la luz de la literatura y se propusieron algunas sugerencias para expertos e investigadores en salud mental. El Inventario de Flexibilidad Cognitiva, la Escala de Autoeficacia para Niños y la Escala de Bienestar Mental Warwick-Edinburgh se aplicaron en la recolección de datos. Los resultados mostraron que la flexibilidad cognitiva se correlacionó positivamente con las subdimensiones de autoeficacia y bienestar mental. Además, las subdimensiones de autoeficacia se correlacionan positivamente con el bienestar mental. Los resultados del modelo mediacional indicaron que la autoeficacia académica, social y emocional sirvió para mediar la relación entre la flexibilidad cognitiva y el bienestar mental. Los resultados de la investigación se discutieron a la luz de la literatura y se propusieron algunas sugerencias para expertos e investigadores en salud mental. 2b1af7f3a8